sexta-feira, 17 de abril de 2015

Python 3: A novela ou por que o PIP insiste em atualizar o python2

Python 3 foi lançado no final de 2008 e, desde então, nunca pensei em dar uma chance a essa nova versão. Vivia feliz e contente com o Python 2.7.
Belo dia, decidi me aventurar na nova versão, acreditando que já estava suficientemente maduro e que deveria, enfim, absorver as mudanças inseridas na linguagem. Confesso! Eu me sentia incomodado com a necessidade de usar parênteses para evocar o print.
Após instalado e já com um projeto para servir de piloto, tento instalar as libs necessárias para o projeto. A saber, flask e pexpect. E me deparo com o seguinte erro:



Perplexo, olho para a última linha sem entender nada. Python2.7? Estou usando o pip3!! Instala, desinstala, brew, ports, configure, make... sem sucesso.

Até que tenho a ideia de debugar para ver de onde o des... o programa está tirando esse path.

Para encurtar, existem 3 arquivos de configuração e o responsável pela minha desgraça era o <home>/.pip/pip.conf com a linha target=/Library/Python/2.7/site-packages.

Bastou removê-la e voilà!



Nenhum comentário: